• Brunno Falcão

O papel do nutricionista na cirurgia bariátrica


Com o aumento da obesidade e, com ela, de doenças associadas, como a diabetes,   hipertensão, dislipidemias e as doenças cardiovasculares, a redução do peso corporal se tornou algo muito importante para a saúde do indivíduo. Neste sentido, há uma grande quantidade de indivíduos em busca de tratamento para redução de peso corporal e qualidade de vida. Ademais, a busca por tratamentos cirúrgicos como a cirurgia bariátrica, vem sendo cada vez mais frequente. além disso, esse aumento no número de cirurgias realizadas em todo mundo, intensificou a preocupação sobre seus efeitos em longo prazo, principalmente em relação às alterações dietéticas e nutricionais decorrentes. Desse modo, entenda aqui no Blog BF eventos, o papel do nutricionista na cirurgia bariátrica.

A Cirurgia bariátrica:

Segundo o Conselho Federal de Nutricionistas (CFN), a definição de cirurgia bariátrica é a seguinte: conjunto de técnicas cirúrgicas, com respaldo científico, destinadas à promoção da redução de peso e ao tratamento de doenças associadas e/ou agravadas pela obesidade. Além disso, o CFN considera que a cirurgia bariátrica deve ser a última opção terapêutica para os pacientes que sofrem com a obesidade e não obtiveram sucesso em outros tratamentos. Como exemplos de outros tratamentos, cita-se a reeducação alimentar, a terapia medicamentosa e as mudanças no estilo de vida. 

No que se refere a sua aplicabilidade, a cirurgia bariátrica é considerada uma ferramenta eficaz no tratamento de casos de obesidade grave. Mais detalhadamente, essa obesidade caracteriza-se por indivíduos com o IMC acima de 40 kg/m², com ou sem doenças associadas, como diabetes, hipertensão, e entre 35 e 40 kg/m². Ademais, há a prevalência de doenças associadas, sendo assim o procedimento cirúrgico um potencializador de benefícios, como a redução ou a melhora de diversas enfermidades. Porém, esse procedimento dispõem de riscos nos quais não se resumem somente ao ato cirúrgico. Pode acarretar em riscos nutricionais, como a limitação da ingestão e da absorção de nutrientes importantes, consequência que pode levar o paciente a desenvolver deficiências nutricionais. Tendo em vista esses riscos nutricionais, o papel do nutricionista é fundamental, garantindo a reeducação alimentar voltada para as novas necessidades nutricionais após a cirurgia, assim como os cuidados a longo prazo. 

Papel do nutricionista na cirurgia bariátrica:

O Conselho Federal de Nutricionistas recomenda ao nutricionista que o acompanhamento deve ocorrer tanto com o paciente no pré-operatório para correção dos hábitos alimentares e do peso, quanto posterior à cirurgia, para prescrição da dieta pós-operatória. Diante disso,  deve-se fazer parte de equipe multiprofissional, tendo em vista ser fundamental a sua participação em um quadro de profissionais habilitados e capacitados (Leia o artigo – O Trabalho Multiprofissional da Obesidade Sarcopênica).

Para explicar melhor o papel do profissional em nutrição neste processo, dividimos em pré e pós-operatório: 

Pré-operatório: 

Inicialmente o nutricionista procura entender um pouco mais sobre as características individuais de cada paciente. Quais são seus hábitos alimentares e os gatilhos de eventuais compulsões alimentares? Também, busca a redução do risco cirúrgico através da perda de peso e da abordagem com o paciente e seus familiares das mudanças que ocorrerão no pós-operatório. Desse modo, é imprescindível observar a prescrição dietética no pré-operatório, e a individualidade de cada paciente. Isso ocorre com a finalidade de reduzir os riscos no momento da cirurgia e após o procedimento. Por fim, é importante que a avaliação do paciente seja realizada por uma equipe multidisciplinar, capaz de informá-lo acerca dos benefícios, riscos e procedimentos disponíveis para a cirurgia bariátrica.

Pós-operatório:

Após a cirurgia, o acompanhamento sistemático deve ocorrer, tendo em vista que a orientação nutricional é fundamental para melhora da terapia, qualidade de vida e bem-estar do paciente, garantindo a adaptação do organismo e educando o paciente com relação aos hábitos alimentares que deve desenvolver. Ou seja, para determinação da conduta nutricional a ser seguida no pós-operatório, deverão ser observadas as particularidades da técnica cirúrgica aplicada, no sentido de evitar a desnutrição protéico-calórica e carências nutricionais comuns nos casos de cirurgia bariátrica, prevenir complicações pós-cirúrgicos em nível nutricional e dar continuidade às mudanças de hábitos alimentares. 

De maneira geral, a principal mudança na alimentação após a cirurgia é uma diminuição importante na quantidade de alimentos consumidos diariamente devido a redução do estômago. Porém, outros cuidados com a alimentação são fundamentais, como a evolução da alimentação desde a dieta líquida, alterações na consistência, fase de adaptação até a independência alimentar. 

Métodos Preventivos:

Finalmente, cabe destacar que, modos de prevenção para o tratamento da obesidade devem ser destacados, como exercitar-se fisicamente e seguir uma dieta equilibrada com orientação profissional. Desse modo, pode-se evitar que a cirurgia bariátrica seja a única opção terapêutica para esses pacientes. Portanto, o acompanhamento nutricional em cirurgia bariátrica é imprescindível para manter o equilíbrio do estado nutricional do paciente e orientação dietética adequada. A partir desses aspectos, tais adequações são os meios mais eficazes para a prevenção e/ou redução da obesidade, e por consequência, da melhora da composição corporal, evitando assim doenças associadas. 

Para um estudo complementar, seguem algumas sugestões: 

https://www.sbcbm.org.br/Recomendações para Nutricionistas: Cirurgia Bariátrica –

https://www.cfn.org.br/index.php/noticias/recomendacoes-para-nutricionistas-cirurgia-bariatrica.

DOI: /10.1590/0102-672020180001e1375

DOI: /10.2337/ds17-0034

download (2).png
whatsapp.png

+55 3003-0805

+55 61 9831-8817

  • instagram bf eventos
  • facebook bf eventos
  • linkedin bfeventos
  • youtube bf eventos

© 2020 por BF Eventos - Conectando você a oportunidades e conhecimento.

FALCAO Produção de Eventos Culturais Eireli
CNPJ: 12.721.104/0001-74