• BF Eventos

Quais os benefícios a saúde da meditação?


Você já conhece os benefícios que a meditação pode propiciar para sua saúde e dos seus pacientes? Se não conhece, hoje vamos te contar um pouco mais sobre quão efetivos são esses benefícios e o alcance que eles atingem no indivíduo, pois a meditação não funciona somente para uma melhoria da qualidade de vida a respeito de aspectos psicológicos, mas também para a saúde propriamente dita, sendo assim os benefícios da meditação podem ser proporcionados em diversas frentes e sistemas do organismo humano, como por exemplo na melhora do sistema imunológico, sistema nervoso, qualidade do sono, cognição, memória e diversos outros.


O que é meditação?


A meditação segundo alguns autores pode ser definida como "uma família de práticas de autorregulação que se concentra no treinamento de atenção e consciência a fim de trazer os processos mentais sob maior controle voluntário", desta forma, promovendo resultados encorajadores em relação à melhoria da saúde. Sendo assim, diversas práticas meditativas já obtiveram aceitação nas culturas ocidentais, e uma das práticas mais populares atualmente é a meditação da atenção plena ou mais comumente conhecida como Mindfulness, que contempla um estado de consciência sem julgamentos do momento presente e essa agora faz parte das principais intervenções psicoterapêuticas, além de ser utilizada por pessoas em todo o mundo como um meio de controlar o estresse.


Tipos de meditação


Na literatura existem centenas de diferentes tipos de práticas meditativas, levando assim a uma diversidade muito considerável sobre essas práticas. No entanto vamos comentar um pouco sobre 3 delas: atenção plena, monitoramento aberto e bondade e compaixão.


Atenção plena: é a habilidade que o praticante possui para concentrar sua atenção em uma sensação ou objeto particular, como a respiração, excluindo outros estímulos e ao tentar manter a atenção por longos períodos de tempo, os praticantes aprendem a monitorar a atenção para determinar quando o foco da atenção se desviar, para de forma efetiva se desligarem das distrações e se retornarem para o objeto de atenção pretendido. Além disso, essa meditação é muito utilizada como base para outras práticas mais complexas e está incluída em Vipassana, Shamatha e Meditação Transcendental, entre outras práticas.


Monitoramento aberto: A prática de monitoramento aberto está baseada em um esforço dos profissionais para alcançarem a consciência momento a momento das experiências internas e externas conforme elas ocorrem, sem priorizar ou rejeitar elementos particulares e nenhum aspecto dela recebe mais atenção do que qualquer outro, pois durante a prática os pensamentos, sentimentos e sensações ocorrem e são observados, mas o praticante não reage ou se envolve com eles. Além disso é essencial que o indivíduo possua a capacidade metacognitiva de monitorar a atenção.


Bondade e compaixão: Ao contrário das práticas citadas que estão voltadas para o individual, na bondade e compaixão o foco do praticante se volta para as conexões com os outros. Primeiramente o indivíduo começa aprendendo como focar a atenção em uma fonte neutra como a respiração e depois que desenvolve essa habilidade, o foco da atenção é alterado da observação de um alvo neutro para a concentração em uma pessoa ou grupo, que pode incluir o eu. Contudo, o objetivo dessa prática é cultivar sentimentos de proximidade e benevolência.


Benefícios da meditação para o sistema imunológico


As práticas de meditação têm sido muito associadas a vários aspectos do funcionamento do sistema imunológico em adultos saudáveis, incluindo por exemplo a estabilidade da célula imunológica, inflamação em resposta ao estresse e melhor capacidade de resposta a uma vacina.


Em um estudo realizado para avaliar a atividade da telomerase (enzima que mantém as "extremidades" protetoras do DNA, que promovem a estabilidade genômica e previnem mutações) foram avaliados por 3 meses indivíduos adultos já praticantes de meditação, submetidos as práticas combinadas do monitoramento aberto e bondade e compaixão, obtiveram como resultado maior atividade da telomerase da célula imune, sendo este muito benéfico para o sistema imunológico, pois níveis mais altos dessa enzima estão ligados a níveis mais baixos de estresse e melhor estado de saúde (EPEL, 2009).


Benefícios da meditação contra o estresse e na prevenção de doenças cardiovasculares


Já é sabido que atualmente as doenças cardiovasculares (DCV) são uma das principais causas de morte no mundo, fazendo com que os indivíduos sofram desproporcionalmente também com altas taxas de morbidade. Estudos substanciais indicam que o estresse psicossocial contribui fortemente para o início e a progressão das DCV, pois o risco associado a fatores de estresse psicossocial em diversas populações é semelhante aos fatores de risco de DCV tradicionais. Nesse contexto, fatores de sofrimento psicológico incluindo depressão, raiva, hostilidade e ansiedade, predizem eventos clínicos de DCV.

Desta forma, estudos que promoveram a redução do estresse a partir de Meditação Transcendental, relataram diminuição nos fatores de risco de DCV, além de redução de desfechos substitutos e menor mortalidade na população em geral, sendo a MT uma excelente promotora da saúde mental.


Para um estudo mais aprofundado, seguem abaixo algumas sugestões:


Mindful Meeting


Blog BF eventos: A Dieta Cardioprotetora na redução de doenças cardiovasculares


Artigos: Effect of kindness-based meditation on health and well-being: A systematic review and meta-analysis - Journal of Consulting and Clinical Psychology


Meditation and Health: The Search for Mechanisms of Action - Social and Personality Psychology Compass


Telomeres in a Life-Span Perspective: A New “Psychobiomarker”? - SAGE Journals

Stress Reduction in the Secondary Prevention of Cardiovascular Disease - Circulation: Cardiovascular Quality and Outcomes


Autores: Euleine Silva e Pedro Perim

download (2).png
whatsapp.png

+55 3003-0805

+55 61 99831-8817

  • instagram bf eventos
  • facebook bf eventos
  • linkedin bfeventos
  • youtube bf eventos

BF Eventos® - Conectando você a oportunidades e conhecimento.

FALCAO Produção de Eventos Culturais Eireli
CNPJ: 12.721.104/0001-74