• Brunno Falcão

Qual a influência do Otimismo para a Saúde?


Você certamente já ouviu aquela expressão “aquele lá morreu de ruim”. Ou quando querem se referir a uma pessoa calma e bondosa, “essa vai viver até os 100 anos”. Como nada é por acaso, esses ditados deixaram de ser apenas especulações. ornaram-se algo que a ciência busca comprovar, tentando responder às seguintes questões: será que a maneira como encaramos a vida influencia nossa saúde? Qual a influência do otimismo para a saúde?

As pessoas e fatores influenciáveis

Existem pessoas boas, ruins, caridosas e desonestas, no entanto, esses adjetivos dependem da pessoa que nos julga. Porém, tem dois tipos de indivíduos que são universais e que são facilmente identificáveis em qualquer lugar do mundo: os pessimistas e os otimistas. O otimismo, de acordo com uma visão da psicologia, está relacionado com comportamentos e estilos de vida mais saudáveis. Dentre os mesmos, observa-se mais elevada auto-estima e auto-eficácia, maior sucesso profissional, menor depressão e ansiedade. Também pode destacar-se maior bem-estar geral, satisfação com a vida e, no âmbito educativo, com mais elevada motivação e maior sucesso acadêmico (Leia o artigo – A influência da felicidade para o sucesso profissional: o quê a ciência diz sobre?). 

Além disso, o otimismo, assim como peso e hábitos alimentares, são influenciados pelas culturas, disposição biológica e idade, porém, independe de gênero. Alguns autores classificam que o estado de otimismo não é possível de se desenvolver. Por outro lado, outros defendem que a partir da psicoterapia cognitiva é capaz de transformar um pessimista em um otimista.  

O otimismo

Até o momento, conceituamos o que vem a ser o otimismo e alguns dos fatores que podem influenciar a maneira positiva de ver a vida, como o sucesso acadêmico e estar contente com seus trabalhos e estudos. Vale destacar, que gênero não é um fator determinante para isso, e que o pessimismo não é considerado algo não modificável. Porém, qual a relevância disso tudo para a saúde humana? Há a influência do otimismo na saúde?

Acerca do tema, foi feita uma meta análise publicada no JAMA, um dos jornais de mais alto impacto da ciência, na qual avaliou 15 estudos, incluindo mais de 200 mil pessoas. Como resultado, foi constatado que o otimismo foi associado a uma menor incidência de risco de doenças cardiovasculares, enquanto o pessimismo foi associado a uma maior chance desses eventos. No entanto, mais estudos são necessários para identificar qual a influência de um otimismo momentâneo e de longos anos de positivismo. Como justificativa, sabe-se que muitas vezes este estado é intermitente, dado que temos os famosos “altos e baixos” na vida. Além disso, o otimismo também é relacionado com aumento da prática de exercícios físicos, portanto quem levaria os créditos? 

Mesmo com limitações sobre o tema devemos ter uma quebra de paradigma na cabeça e compreender e aceitar que talvez um psicólogo seja tão importante quanto um cardiologista, nutricionista e outros!

Para saber mais sobre o assunto: 

https://jamanetwork.com/journals/jamanetworkopen/fullarticle/2752100

https://www.researchgate.net/publication/320172422_Otimismo_O_que_e_para_que_serve_como_se_educa

download (2).png
whatsapp.png

+55 3003-0805

+55 61 9831-8817

  • instagram bf eventos
  • facebook bf eventos
  • linkedin bfeventos
  • youtube bf eventos

© 2020 por BF Eventos - Conectando você a oportunidades e conhecimento.

FALCAO Produção de Eventos Culturais Eireli
CNPJ: 12.721.104/0001-74