• Brunno Falcão

Startups: como podem impactar a nutrição?


Grandes edifícios corporativos, situados em regiões nobres da cidade, com ampla infraestrutura e com alto número de funcionários. Até pouco tempo, as maiores empresas do mundo tinham em comum esse cenário em sua sede corporativa, porém, nos dias atuais, esse cenário mudou. Hoje em dia, algumas das maiores e mais valiosas empresas do mundo, começaram literalmente na garagem de seus fundadores ou co-fundadores, como nos casos da Amazon e da Apple. Além disso, cada vez mais rapidamente, indústrias consagradas estão sendo substituídas por essas “empresas de garagem” conhecidas como startups, nas quais trazem entre outros fatores, novas idéias e produtos, menos burocracia e um novo jeito de atender o cliente (Leia o artigo – Customer success: como conquistar e manter o paciente).

Startups

De modo geral, as startups podem ser definidas como empresas à procura de um formato de crescimento sustentável, e que apresentam novas ideias muitas vezes em novos mercados, buscam escalabilidade (muitos usuários do serviço), repetitividade (o usuário utiliza o serviço muitas vezes), e impacto social (transformar e facilitar a vida dos usuários). Somente com tais conceitos, é certeza que você identificou algumas empresas que você utiliza seus serviços, e que seguem quase que a risca todos esses requisitos, não é? (Leia a matéria – StartSe: O que é uma startup?)

Dessa maneira, a partir de pessoas com alto conhecimento técnico e estratégico, que almejam criar novos padrões, além claro, do investimento necessário para iniciar seus projetos, tais empresas buscam revolucionar o mercado, e com a nutrição não tende a ser diferente. É notável nos últimos anos, as inúmeras mudanças que esse mercado vem sofrendo, tanto em termos de crescimento, como no que diz respeito às inovações. Assim, as empresas de garagem ganham cada vez mais espaço.

Startups e Nutrição

A startup não necessariamente precisa ser uma empresa de garagem física. Já há inúmeros aplicativos e sites que auxiliam o nutricionista na prescrição alimentar do paciente, em seu acompanhamento, na organização da agenda do profissional, etc. Serviços de intermediação realizados por humanos, que requerem menor capacitação técnica, também tendem a ser substituídos nos próximos anos. Além disso, há startups que aproveitam um conceito existente na área do entretenimento, trazendo-o para a nutrição, medicina e educação física, como no caso do Science Play. O Science Play é uma startup que visa a democratização do conteúdo científico, oferecendo-o através de vídeos, cursos, palestras, documentários e artigos, um conteúdo que muitas vezes é de acesso restrito e com interpretação dificultada, de modo acessível ao seu público, composto por estudantes e profissionais da área da saúde.

Por fim, a nutrição é um campo que ainda existe muito a ser explorado por novas idéias, e pessoas dispostas a romperem com os padrões tradicionais e facilitarem cada vez mais, o trabalho dos profissionais. Se você tem uma ideia que julga atender esses pré-requisitos expostos neste texto, encontre pessoas que entreguem resultados e atendam a cultura que você deseja, para que assim sua ideia saia do papel e seja executada devidamente. E lembre-se sempre, quem define se o seu trabalho está sendo bem feito é o cliente. Procure construir seu projeto em parceria com ele e para atendê-lo, além do mais, estar sempre disposto a ouví-lo é fundamental em todas as partes do projeto.

As regras de Garagem

Segue abaixo uma lista das regras que as empresas de garagem devem ter, segundo Hewlett e Parckard (da HP). As mesmas servem para gerir de forma simples e ambiciosa, qualquer tipo de projeto:

1- Acredite que você pode mudar o mundo.

2- Trabalhe rápido, mantenha as ferramentas na mão, trabalhe sempre.

3- Saiba quando é necessário trabalhar sozinho, e quando é requisitado o trabalho em grupo.

4- Compartilhe ferramentas e idéias, confie em seus colegas.

5- Não crie políticas e burocracias desnecessárias.

6- O cliente define se o trabalho foi bem feito.

7- Ideias radicais não necessariamente são ideias ruins.

8- Invente diferentes formas de trabalhar.

9- Contribua todo dia. O que não agrega valor, não sai da garagem.

10- Acredite que juntos podemos fazer qualquer coisa.

11- Invente!

Para leitura mais aprofundada no assunto, segue a sugestão de leitura:

● Livro: Incansáveis — Maurício Benvenutti

● Livro: A startup de $100 — Chris Guillebeau

● Livro: A startup enxuta — Eric Ries

● Livro: De zero a um — Peter Thiel

download (2).png
whatsapp.png

+55 3003-0805

+55 61 9831-8817

  • instagram bf eventos
  • facebook bf eventos
  • linkedin bfeventos
  • youtube bf eventos

© 2020 por BF Eventos - Conectando você a oportunidades e conhecimento.

FALCAO Produção de Eventos Culturais Eireli
CNPJ: 12.721.104/0001-74