• Brunno Falcão

Tríade da mulher atleta


A Tríade da Mulher atleta é uma condição que afeta mulheres atleta e/ou fisicamente ativas. Até o ano de 2007 essa condição era caracterizada por três fatores inter-relacionados, desordem alimentar, amenorreia e osteoporose. Atualmente, a definição desta condição foi atualizada e, a presença de um dos três fatores: baixa disponibilidade de energia, disfunção menstrual e baixa densidade mineral óssea, já caracteriza a condição (Leia o artigo – Síndrome do Ovário Policístico: entenda os fatores envolvidos).

Incidência no esporte

Sua maior incidência ocorre nos esportes que exigem alto gasto calórico e perfil corporal de baixo peso e/ou padrões estéticos. Ambos requisitos estão diretamente relacionados a baixa disponibilidade de energia, que por sua vez, pode atingir o ciclo menstrual. Assim como, a baixa densidade mineral óssea, que pode ocorrer por carências nutricionais e produção hormonal desregulada. Por fim, um desfecho muito comum da Tríade da Mulher Atleta, são os transtornos alimentares.

Consequências

As consequências desta condição são variadas, porém, de forma geral, o comprometimento do desempenho físico é inerente, além da do comprometimento da fisiologia e do metabolismo.

No passado, esta condição foi subestimada, muitas vezes deixada de lado, talvez pelo fato que a ocorrência dos três fatores simultaneamente não era comum, com a atualização e a presença de apenas um deles caracterizando a condição, a atenção voltada para a Tríade da Mulher atleta cresceu e recebe um olhar especial. É interessante citar que alguns estudos mostram que a genética pode influenciar a ocorrência desta condição.

Desempenho esportivo da atleta

O esporte, cada vez mais ganha espaço na rotina de vida das pessoas, devido a mudança no estilo de vida atual. Independente do objetivo e do nível em que se pratique o esporte, a Tríade da Mulher Atleta mostra como cuidados para a prática segura são necessários e o importante papel de uma alimentação balanceada e individualizada garantem não apenas desempenho físico, mas saúde a praticante.

Para uma leitura mais aprofundada do assunto, segue algumas sugestões:

· https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/28737524

· https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/28435337

download (2).png
whatsapp.png

+55 3003-0805

+55 61 9831-8817

  • instagram bf eventos
  • facebook bf eventos
  • linkedin bfeventos
  • youtube bf eventos

© 2020 por BF Eventos - Conectando você a oportunidades e conhecimento.

FALCAO Produção de Eventos Culturais Eireli
CNPJ: 12.721.104/0001-74